Mini-biografias expositores


Expositores Mesas Redondas

  • Alexandre Apsan Frediani
Professor Doutor da Pós-Graduação na The Bartlett Development Planning Unit - University College London, onde trabalha com a temática do desenho participativo dentro de uma perspectiva do direito à cidade. Suas áreas de experiência incluem desenvolvimento humano, moradia, participação e desenvolvimento urbano. É associado da organização Arquitetura Sem Fronteiras - Reino Unido e entre 2009 e 2012 participou da realização de workshops sobre desenho participativo em Salvador, na Bahia (com o Movimento dos Sem Teto da Bahia), em Nairobi, no Quênia, e em Quito, no Equador.

  • Clímaco Dias:
Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e Professor assistente da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, espaço público, planejamento urbano, geografia urbana e meio ambiente.

  • DJ Branco (Hamilton Oliveira)
Coordenador Geral da Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop (CMA HIP HOP), Conselheiro e Membro da Coordenação Executiva do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia (CDCN). Comunicador Social, Arte-Educador, Mobilizador Social, Produtor Cultural e Dj, vem atuando principalmente em temas relacionados à cultura, juventude negra, políticas e novas mídias.

  • Enderson Araújo
Cofundador do Grupo Comunicadores Jovens Mídia Periférica, membro da Rede Nacional de Jovens Comunicadores, colaborador da  Revista Viração e do Correio Nagô. Premiado em 2012 com o Laureate Brasil - Jovens Empreendedores Sociais. Atuando principalmente através das redes sociais, o Mídia Periférica propõe lançar um outro olhar para as periferias das cidades.

  • Guiomar Germani
Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e Doutora em Geografia pela Universidade de Barcelona. Professora da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do grupo de pesquisa GeografAR, atuando principalmente nos temas: movimentos sociais, organização e produção do espaço, questão agrária, barragens. Integra a "Red Iberoamericana de indicadores de sostenibilidad en espacios rurales" e a "Rede Interdisciplinar de Pesquisa-Ação com Comunidades Pesqueiras Tradicionais da Bahia".

  • Jose Luis da Silva Santos
Integrante e representante da Rede de Associações de Saramandaia – RAS. O Bairro de Saramandaia foi constituído a partir dos anos 70 em Salvador e tem sua história marcada por conflitos, resistência e vitalidade, reunindo hoje cerca de 12 mil habitantes, segundo o último Censo, em área central e valorizada. Grandes projetos e empreendimentos na cidade afetam diretamente o bairro, como a construção do Horto Bela Vista, e o projeto da Linha Viva, via expressa pedagiada que, a ser implementada em seu atual projeto, resultará na remoção de cerca de 3.000 pessoas que ali vivem há décadas.

  • Luciana Espinheira Khoury
Promotora de Justiça Regional Ambiental do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf). Tem experiência na temática dos conflitos socioambientais e da proteção do patrimônio cultural e é autora de artigos nestes temas.

  • Luiz Antônio de Souza:
Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) desde 1997, Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Possui experiência e atua principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, planejamento urbano, desenho urbano, cultura negra e cidade de Salvador.
  • Manoel Nascimento
Advogado e membro do Coletivo Tarifa Zero em Salvador. Participou das mobilizações na cidade do Movimento Passe Livre em 2003 e 2013 e foi articulador local do Centro de Mídia Independente (CMI). É membro da equipe urbana do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) desde 2006, com atuação na temática de conflitos urbanos e assessoria a Movimentos Populares de luta por moradia.

  • Miguel da Costa Accioly
Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutor na mesma área pela Universidade de São Paulo, atualmente é Professor na Universidade Federal da Bahia e atua, dentre outros, com os temas: desenvolvimento territorial e sustentável, comunidades tradicionais de pesca e marisco, gestão social.

  • Nelson Pretto:
Licenciado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1977), Mestre em Educação também pela UFBA (1984) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e secretário regional na Bahia da SBPC. Realizou pós doutoramentos nas Universidade Trent de Nottingham/Inglaterra (2008/2009) e na Universidade de Londres/Goldsmiths College. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, educação e cibercultura, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância. É o responsável pela concepção do projeto de inclusão sociodigital denominado "Tabuleiros Digitais" [http://www.tabuleirosdigitais.org] desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA.

  • Paola Berenstein Jacques
Professora da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em História da Arte e da Arquitetura pela Université de Paris. Coordena o grupo de pesquisa Laboratório Urbano e é Diretora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR. É autora, dentre outros, dos livros Estética da Ginga (2001) e Elogio aos errantes (2012); e organizadora de Corpos e cenários urbanos (2006) e CORPOCIDADE (2010). 

  • Paulo Ormindo de Azevedo
É Arquiteto e Urbanista e Professor Titular aposentado pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Geografia Urbana pela University of Wisconsin e Doutor pela Universidade degli Studi di Roma – La Sapienza. Coordenou, nos anos 1970, o Grupo de Restauração e Recuperação Arquitetônica e Urbanística responsável pela realização de planos urbanísticos para cidades históricas como Cachoeira, Laranjeiras e São Cristóvão. Foi membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e é Conselheiro Federal Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

  • Regina Helena Alves da Silva
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Posdoutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e em Cidades e Culturas Urbanas pela Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Minas Gerais e atua nos programas de pós-graduação em História e em Comunicação Social. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, atuando principalmente nas áreas de culturas urbanas, história da cidade e do urbanismo, práticas culturais, memória e patrimônio; em Comunicação Social, atuando principalmente nas áreas de práticas sociais, comunicação e culturas contemporâneas, tecnologias da informação e comunicação, conformações contemporâneas dos movimentos sociais e redes sócio-técnicas. Coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias - CCNM-UFMG e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web - INWEB.

  • Rubens Siqueira:
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, graduado em Filosofia e Pedagogia. Agente da Comissão Pastoral da Terra – Regional Bahia (CPT-BA) e coordenador de Projeto na Bacia do São Francisco. Atua  há mais de trinta anos em questões sociais do Nordeste e é autor de artigos tendo como temas comunidades tradicionais, luta pela terra, transposição do rio São Francisco e impactos socioambientais da expansão da mineração.

  • Urpi Montoya Uriarte:
Antropóloga pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Lima-Peru, Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutora sobre intervenções em centros histórico latino-americanos pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora de Antropologia na Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia Urbana, buscando aproximações com a História Urbana e o Urbanismo. Atua principalmente nos seguintes temas: espaços urbanos, centros históricos, usos da cidade, formas de habitar e espaço, patrimônio e memória. 



Expositores Conferências
  • Adriano Pilatti:
Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pós-Doutor pela Universidade de Roma I - La Sapienza . Foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados junto à Assembleia Nacional Constituinte de 1987-88. É Professor do Departamento de Direito da PUC-Rio, de que foi diretor, coordenador-geral do Instituto de Direito da PUC-Rio e membro da Rede Universidade Nômade. Membro dos Conselhos Editoriais da Editora Lumen Juris (RJ) e das revistas Direito, Estado e Sociedade (PUC-Rio) e Global Brasil (Rede Universidade Nômade). Traduziu o livro Poder Constituinte - Ensaio sobre as Alternativas da Modernidade, de Antonio Negri (2002). É autor do livro A Constituinte de 1987-1988 - Progressistas, Conservadores, Ordem Econômica e Regras do Jogo (2008), bem como de artigos ou pesquisas que abordam temas como transformações constitucionais, direitos humanos, democracia, poder constituinte, multidão.

  • Massimo Canevacci:
Professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais na Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Roma "La Sapienza". Atualmente é Professor Visitante na Universidade de São Paulo (IEA-USP). É antropólogo e possui doutorado em Letras e Filosofia pela Universidade de Roma "La Sapienza". Pesquisa etnografia, comunicação visual, arte, cultura digital. É autor de livros como SincretiKa. Explorações etnográficas sobre artes contemporâneas (2013), Performative Metropolis, Self-representation, expanded codex, digital culture, transurban subject, in “Lusophone Hip Hop: identity, urban culture and belonging” (2012), Comunicação Visual (2009), A Linha de Pó (2012), Fetichismos Visuais (2008) e A Cidade Polifônica:  (2011, 3ª ed.).

  • James Holston
Doutor em antropologia na Yale University. Estudou Filosofia e Arquitetura na mesma universidade. Atualmente é professor na University of California, Berkeley. Atua co temas como cidade, cidadania, teoria política, democracia, planejamento e arquitetura, etnografia urbana. Algumas de suas pesquisas investigam processos insurgentes de cidadania no contexto da urbanização global, especialmente entre classes trabalhadoras urbanas no Brasil, confrontando problemas como urbanização, posse da terra, regulação e violência de estado. É autor, dentre outros, dos livros A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia (1993) e Cidadania Insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil (2008). Este último livro recebeu da Latin American Studies Association o prêmio de melhor livro em inglês sobre o Brasil.